Com uma alta taxa da população que sofre com câncer, é necessário que haja informações disponíveis para todos. Entenda agora como funciona o tratamento do câncer, quais são os seus tipos e como eles são feitos. Se você ainda não leu a primeira parte desse artigo, confira agora (LINK texto3) para ter a informação completa.
Tratamentos para o câncer
Os tratamentos para tumores e câncer geralmente podem ser realizados com a intervenção cirúrgica. O médico cirurgião procura retirar todas as células cancerígenas e o tumor do local específico onde este se alojou. Caso haja metástase, o paciente pode passar por uma série de cirurgias para a retirada dos tumores.
Durante o procedimento cirúrgico, pode ser que alguma parte do tumor/câncer fique residual. Quando isso acontece, o paciente precisa ser levado para realizar procedimentos de quimioterapia e/ou radioterapia.
Quimioterapia
Como o próprio nome indica, o tratamento quimioterápico é realizado com compostos químicos específicos para a destruição das células cancerígenas. Contudo, células saudáveis também podem ser destruídas durante esse tratamento, pois os componentes químicos se espalham por todo o corpo através da circulação sanguínea.
A quimioterapia é administrada pela equipe oncológica (enfermeiros, médicos) de maneira venosa, ou seja, através das veias (sistema circulatório do paciente). O tratamento também pode ser medicado de maneira oral.
Existem alguns tipos de quimioterapia específicas para cada caso:
- Curativa: quando é administrada para obter total controle sobre o tumor, e assim, combatê-lo.
- Adjuvante: realizada após a cirurgia com o objetivo de eliminar por completo as células cancerígenas residuais.
- Neoadjuvante: usada para diminuir o tamanho do tumor, para que assim a cirurgia possa ter maiores chances de sucesso.
- Paliativa: usada para fornecer uma maior qualidade de vida, oferecendo mais tempo de vida.
Radioterapia
O tratamento com radioterapia é realizado com radiações ionizantes que possuem o poder de destruir e inibir o crescimento das células.
Semelhante à quimioterapia, a radioterapia também acaba afetando as células saudáveis, contudo de maneira mais controlada, pois somente a área que possui as células cancerígenas será atingida pela radiação, e apenas as células normais ao redor do tumor ou câncer será afetada. As células saudáveis possuem o benefício de poder se regenerar, algo que as células cancerígenas não possuem.
Existem alguns tipos de radioterapia:
– Radioterapia externa
– Radioterapia conformacional 3D
– Radioterapia de intensidade modulada (IMRT)
– Radiocirurgia estereotáxica
– Braquiterapia
Da mesma forma que a quimioterapia, a radioterapia pode ser usada como adjuvante (após o tratamento cirúrgico), neoadjuvante (antes do tratamento cirúrgico) e como tratamento paliativo (para aliviar os sintomas da doença, usado também para tratar metástases).
Outras alternativas de tratamento
Com o avanço da medicina, outras alternativas de tratamento foram criadas para melhorar e personalizar o tratamento para o paciente. A hormonioterapia é usada para diminuir a ação dos hormônios do organismo nas células tumorais a fim de bloquear o fluxo hormonal que os tumores malignos podem ter.
A imunoterapia é um tratamento biológico que usa anticorpos produzidos pelo organismo do paciente ou em laboratório. Deste modo é possível potencializar o sistema imunológico do paciente para que o organismo do paciente lute contra as células tumorais.
O transplante de medula óssea é usado para favorecer e substituir uma medula doente ou fragilizada por algum tipo de câncer específico. O transplante pode ser autogênico (quando a medula vem do paciente) ou alogênico (quando vem de algum doador).
Como escolher o melhor tratamento
É indispensável que o paciente crie um diálogo e uma boa relação médico-paciente, a fim de que o médico apresente as melhores opções de tratamento e o paciente esteja munido de informações para que a melhor decisão possível seja tomada.
A Medicar
A Medicar oferece atendimento emergencial levando uma equipe médica junto de uma ambulância para atender o paciente, e caso seja necessário levá-lo até o hospital mais próximo, além de disponibilizar Orientação Médica por Telefone 24 horas por dia, onde os nossos associados podem tirar todas as suas dúvidas com um médico. Saiba mais.