O câncer de próstata é o principal câncer que afeta os homens em todo país. Só em 2018 foram estimados cerca de 68 mil novos casos, segundo o Instituto Brasileiro de Câncer. Nos últimos anos a doença resultou em mais de 15 mil mortes. É indispensável que homens de todas as idades fiquem atentos aos sinais e sintomas, pois mesmo que haja uma faixa etária que seja mais atingida, ninguém está fora da área de risco.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula exócrina (que cria substâncias para serem expelidas pelo organismo) que, junto de outras vesículas seminais, produzem o espermatozoide.
Por conta dos estereótipos e todos os preconceitos a respeito do exame de toque para o diagnóstico do câncer de próstata, muitos se confundem e não sabem que a próstata fica localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra.
O que é o câncer de próstata?
Esse câncer se desenvolve com tumores que afetam a glândula, o que gera sintomas e prejudicam a qualidade de vida do paciente, oferecendo riscos maiores que podem colocar a vida em risco.
Na maioria dos homens o câncer de próstata cresce de forma vagarosa, o que resulta em um longo tempo até que os primeiros sinais sejam apresentados e ponha em risco a saúde do paciente. Essa demora em manifestar sinais e sintomas faz com que o acometido não perceba que está doente, o que atrasa o diagnóstico e consequentemente o tratamento da doença.
Os sintomas do câncer de próstata
Como informamos, o câncer de próstata em sua fase inicial é assintomático, o que retarda o diagnóstico. Após evoluir, a doença pode apresentar alguns sinais e sintomas, como os listados abaixo:
- Dificuldade em urinar ou vontade frequente de urinar;
- Dor óssea,
- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal;
- Sangue na urina ou no sêmen.
A importância do diagnóstico
O diagnóstico precoce é uma grande estratégia para detectar e encontrar o tumor, maximizando as chances de um tratamento eficaz.
O diagnóstico, em grande maioria, vem através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos – principalmente após a apresentação de sinais e sintomas.
Contudo, quando não há sintomas presentes o diagnóstico vem por meio de exames de rotina, o que é indispensável para manter a saúde e detectar precocemente doenças como o próprio câncer de próstata.
Tratamento
Um dos perigos do câncer de próstata é a sua disseminação para outras partes do corpo. Sendo assim, o tratamento varia de acordo com o estágio o qual o câncer se encontra. Os tratamentos envolvem cirurgia ou radioterapia, ou a combinação de ambos para um combate mais contundente.
Campanha Novembro Azul
Todos os anos durante o mês de novembro nos reunimos para relembrar os perigos do câncer de próstata e fazer uma grande afirmação: EXISTE CURA! Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, o câncer de próstata pode ser curado e a qualidade de vida do paciente pode ser preservada.