O período de férias escolares é conhecido por proporcionar muita diversão para a toda a família. No entanto, a maior presença dos pequenos em casa acaba gerando um aumentos nos casos de acidentes com crianças.
Entre os incidentes mais comuns estão quedas, queimaduras e intoxicação pelo consumo de produtos de limpeza ou medicamentos. Choques elétricos em tomadas e cortes também aparecem na lista de complicações. Por isso, é importante que os pais dobrem a atenção em relação à segurança das crianças e estejam preparados para lidar com possíveis emergências.
Como prevenir acidentes com crianças durante as férias escolares
A maior parte dos acidentes pode ser prevenida a partir da adoção de algumas medidas simples. Confira abaixo quais são elas.
Não deixar produtos de limpeza ou medicamentos ao alcance das crianças;
Proteger a região das piscinas com cercas;
Evitar deixar as crianças sozinhas perto de piscinas;
Incentivar o uso de equipamentos de segurança durante passeios de bicicleta ou skate;
Recolher brinquedos e outros objetos do piso;
Manter as crianças distantes do fogão e supervisioná-las enquanto estiverem na cozinha;
Apostar em dispositivos de segurança nas escadas;
Vedar as tomadas de energia;
Proteger as quinas;
Colocar trava nas gavetas;
Supervisionar frequentemente as brincadeiras e atividades da criança.
A quem recorrer durante uma emergência
Em caso de acidentes, como a ingestão de substâncias indevidas ou quedas e fraturas, é importante manter a calma e acionar um serviço de emergência que ofereça atendimento ágil.
A Medicar pode ser uma grande aliada nesse momento, uma vez que oferece atendimento médico pré-hospitalar com agilidade no local do chamado, garantindo o socorro efetivo do paciente. Além disso, a empresa disponibiliza o serviço de Orientação Médica por Telefone (OMT), que ajuda a sanar possíveis dúvidas e inseguranças, ajudando os pais a manterem a calma.