Além dos infartos, você sabe quais situações podem ser consideradas urgências ou emergências médicas? E mais: você sabia que existem diferenças entre esses dois quadros? Confira abaixo as características das urgências e emergências médicas, além dos principais exemplos de cada quadro.
Entenda a diferença entre urgências e emergências médicas
Tanto a urgência quanto a emergência médica exigem atendimento médico ágil, mas existem diferenças entre os dois quadros.
URGÊNCIA: situações em que o quadro do paciente apresenta sintomas incessantes, mas NÃO de perigo de morte iminente. EXEMPLOS: diarreia, vômito, dores na coluna ou cabeça, ou febre abaixo de 39°.
EMERGÊNCIA: situações que envolvem risco IMEDIATO de morte, identificadas por critério médico. EXEMPLOS: desmaio, dores no peito, cortes profundos, formigamento nos braços e pernas, intoxicações, febre acima de 39°.
Como agir em casos de urgências e emergências médicas
Apesar de apresentarem diferenças, os dois quadros exigem atendimento médico, por isso, é importante entrar em contato com um serviço especializado. Assim, o médico poderá indicar como lidar com a situação e encaminhar uma UTI Móvel, garantindo um socorro rápido e seguro para o paciente.
O seu Serviço de Urgências Médicas
A Medicar pode ser uma grande aliada nas mais diversas situações de urgência e emergência médica. Isso porque ela garante um Atendimento Pré-hospitalar rápido no local do incidente, promovendo maior segurança e atendimento efetivo para o paciente.
Além disso, a empresa realiza orientação médica 24h por telefone, auxiliando no combate ao problema e prevenção de agravamentos antes mesmo da chegada da equipe médica.