Você já desmaiou? Ou já viu alguém desmaiando? Situações assim não são nada agradáveis, pelo contrário, nos deixam muito preocupados. Mas o que pode causar um desmaio?
A síncope, popularmente chamada de desmaio, consistente em uma perda temporária da consciência. Geralmente as síncopes acontecem de forma instantânea, e o indivíduo não demora para voltar à consciência.Os desmaios, na maioria das vezes, não oferecem riscos à saúde, mas é indispensável que o motivo que o causou seja investigado, pois ele sim pode oferecer riscos.
Sintomas do desmaio
Dificilmente o indivíduo saberá quando sofrerá um desmaio, pois os sintomas ocorrem durante e depois da perda de consciência. Entre eles, o desmaio pode ocasionar:
– Fraqueza muscular generalizada
– Palidez
– Tontura
– Suor frio
– Formigamento no corpo
– Perda da consciência
O que pode causar um desmaio?
Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.
A maioria dos motivos mais comuns que causam desmaios são de situações ocasionais, ou seja, fatores externos que influenciam o organismo.
Síncope vasovagal
A síncope vasovagal é um dos motivos mais comuns entre os desmaios. Isso ocorre quando a pessoa fica por um longo período em pé, causando um acúmulo de fluxo sanguíneo nas pernas, o que prejudica a irrigação sanguínea para das demais partes do corpo, principalmente para o cérebro.
Com o fluxo sanguíneo prejudicado, o cérebro envia sinais ao coração para que bombeie mais sangue para o tecido cerebral. Por sua vez, o coração se sobrecarrega com o serviço extra de tentar compensar o sangue acumulado nos membros inferiores. Para corrigir a situação, o cérebro dilata os vasos sanguíneos, o que ocasiona uma brusca queda de pressão, causando então o desmaio.
De forma geral, os desmaios causados por síncope vasovagal apresenta uma recuperação rápida e sem complicações como confusões mentais. Mas é importante que o paciente receba assistência médica para maiores investigações a respeito da sua saúde.
Atendimento médico
Com os serviços Medicar você recebe atendimento pré-hospitalar em qualquer urgência ou emergência médica, no local em que você estiver. Saiba mais.