Cada criança, uma criança. Mas, você já ficou na dúvida se o seu pequeno está mesmo acompanhando o desenvolvimento motor, cognitivo, socioafetivo e de comunicação de acordo com faixa etária dele?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI) há parâmetros que pais e/ou responsáveis podem acompanhar e ficarem atentos, buscando ajuda no primeiro sinal de alerta.
Esses são os chamados “marcos do desenvolvimento”, ou seja, coisas que a maioria das crianças consegue fazer em uma determinada idade.
Isso porque a maneira como os pequenos brincam, aprendem, falam, agem e se movimentam oferece indicações importantes sobre o desenvolvimento deles.
Vamos a um exemplo para ficar mais claro?
Pensemos em um bebê de dois meses de vida. Nessa idade, de acordo com o Marco Social/Emocional da SBNI, ele já:
- Começa a sorrir para as pessoas
- Consegue se acalmar rapidamente
- Pode levar as mãos à boca e chupar a mão
- Tenta olhar para os pais
Já quando consideramos o Marco Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas), com dois meses o bebê presta atenção a rostos, começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe.
E no campo que envolve o Marco Movimento/Desenvolvimento Físico, a criança nessa idade mantém a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços.
LEIA TAMBÉM: Cabeçadas no futebol – quais são os perigos neurológicos para crianças?
Onde conseguir esses marcos/parâmetros?
Para que cada vez mais cedo os pais ajam em favor do desenvolvimento das crianças, a SBNI, disponibiliza o livreto “Aprenda os sinais”. (Prossiga com a Medicar nessa leitura que vamos deixar o link dele na sequência)
Então veja nas imagens abaixo mais exemplos para se prestar atenção na curva de desenvolvimento do seu pequeno, tomando como base o bebê de dois meses sobre o qual já falamos acima.
Ah, lembrando que bebês prematuros podem atrasar um pouco mais para fazer isso, ok?
Observei que meu filho não está se desenvolvendo assim. E agora?
Quando os pais observam que os sinais do bebê não acompanham desenvolvimento motor, cognitivo, socioafetivo e de comunicação, o primeiro passo é conversar com o pediatra.
E é esse profissional que vai direcionar, se necessário, à primeira consulta do seu filho com o Neuropediatra, também chamado de neurologista infantil.
Isso porque somente esse médico especialista é que pode avaliar o perfil da criança e apontar se há mesmo algum problema que precise ser resolvido ou tratado.
E esse acompanhamento não se restringe apenas ao desenvolvimento nos primeiros meses de vida de uma criança. Ele pode ser um grande apoio também na adolescência e início da vida adulta dela!
Sendo assim, dificuldade escolar, quadros de dores de cabeça, gagueira, atraso na fala, ansiedade ou dificuldade para dormir também podem ser sinais de que está na hora de levar o seu filho ao especialista.
Dicas da Medicar para essa primeira visita ao Neuropediatra
A primeira dica é não chegar na consulta de mãos vazias, para aproveitar ao máximo a avaliação desse especialista.
Por isso, logo que o pediatra der o encaminhamento, faça uma lista de todos os comportamentos que acredita serem atípicos para a idade do seu filho.
De preferência, faça essa lista com a frequência que eles acontecem. Ah, não se esqueça também de tomar nota do tempo em que eles duram!
Reúna os comportamentos em materiais como vídeos curtos, fotos, relatórios de professores e até relatos de quem convive com a criança.
Anote tudo, por mais bobo que pareça. Isso porque a consulta é justamente a hora de esclarecer tudo, e só o neuropediatra é quem vai poder dizer se algo é ou não motivo de preocupação.
E, não menos importante, não se culpe por pensar que há algo errado com seu filho.
É melhor buscar a ajuda profissional para que ele se desenvolva com acompanhamento médico, com acolhimento profissional, do que conviver eternamente com a dúvida.
Aqui está o material da SBNI que falamos, com os marcos para você acompanhar.
DICA BÔNUS
A Medicar têm Clínicas médicas próprias com excelentes profissionais que podem contribuir para que o seu filho se desenvolva de forma saudável e numa crescente, dentro dos marcos estabelecidos pela ciência médica.
As unidades ficam no estado de São Paulo, nas cidades de Campinas, Santos e Ribeirão Preto.
Aqui tem o link para você verificar a disponibilidade da neuropediatria naquela que for mais próxima de onde você mora.